A proposta deste módulo por ser inserido na categoria de Cursos Avançados será em apresentar inicialmente, de uma forma simples, prática e participativa, os desafios que o químico formulador enfrenta ao trabalhar em um projeto de desenvolvimento de uma tinta.

O primeiro deles será interpretar as necessidades e qualificações que o produto final deve apresentar nas condições que o cliente irá aplicar sobre um determinado substrato.

O segundo está em interpretar a tecnologia escolhida em conjunto com os testes laboratoriais em relação ao desempenho da pintura no decorrer da vida útil do produto revestido, avaliando o conjunto, substrato e pintura adotados.

O tema é bastante amplo e como proposta deste módulo, focaremos o assunto nas tintas liquidas, aplicadas por imersão, spray e eletrodeposição. Utilizados em substratos metálicos. Este módulo, como foi já informado, será bastante interativo entre participantes, o que elevará a troca de informações e conceitos entre os presentes.

Também será parte deste modulo, discussão ampla sobre defeitos de pintura, tipo de substrato metálico utilizado atualmente, pré-tratamento de superfície e conceitos de aplicação por eletroforese catódica utilizada na indústria geral e automotiva, que sempre desperta interesse entre químicos e usuários.

Conteúdo do curso

Assista ao curso e aumente a performance da sua organização!


4x de R$ 162,50
Sobre os Instrutores
Nilo Martire Neto

Nilo Martire Neto

Engenheiro Químico com mestrado em Administração de Negócios pela USP, tem larga experiência no setor de tintas e vernizes. Por quatro décadas atuou em pesquisas e desenvolvimento em tintas automotivas e industriais; setor de manufatura e qualidade, além do atendimento a clientes de tintas em toda a América Latina. Também fez parte de empresas do segmento de serviços de pintura industrial, automotiva e de equipamentos.

Trabalhou em três das maiores multinacionais de tintas: DuPont, PPG e BASF, ocupando diversos cargos, como gerente técnico, gerente de negócios e diretor técnico e de qualidade total.

Palestrante internacional, escreve regularmente artigos técnicos em revistas especializadas, tendo participado de inúmeros congressos nacionais e internacionais. Ganhou o Prêmio Paint e Pintura em 2000, como Personalidade do Ano em Pesquisa e Desenvolvimento.