O mercado brasileiro de tintas é o quinto maior do mundo, com uma produção em 2019 de 1,8 Bilhão de litros de tintas e com um faturamento de R$ 17 bilhões. Tintas à base d’água para alvenaria correspondem a mais de 60% do volume do mercado de tintas brasileiro.

A proposta deste módulo do curso EAD Paint & Pintura é discutir a técnica de formulação de tintas látex, mostrando que isto não é só uma mistura de matérias-primas, mas é um processo de estudo das propriedades de cada uma das matérias-primas utilizadas com o intuito de conseguir-se, no final, um produto de qualidade e competitivo no mercado.

Inicialmente, discutiremos os constituintes básicos de um látex e os pigmentos utilizados na formulação, dando ênfase à utilização dos extenders e quais as propriedades de cada um deles nas fórmulas.

A seguir, discutiremos as emulsões, quais os tipos disponíveis destes polímeros no mercado, suas características principais e os diferentes tipos de monômeros.

Na sequência, serão discutido os demais componentes das emulsões.

Estudaremos o fenômeno da coalescência e as questões de segurança e meio ambiente.

Em continuidade, discutiremos a necessidade e influência dos aditivos nas formulações de látex.

Serão abordados os diferentes tipos de espessantes e agentes reológicos e sua influência no produto final.

O próximo passo será discutirmos os cálculos e parâmetros das formulações.

Finalizando, estudaremos 3 fórmulas teóricas que atendem as normas técnicas da ABNT nas qualidades Premium, Standard e Econômica.

Responsável: Francisco Diniz
Carga horária: 10 horas
Aulas ao vivo (19:00 às 21:00): 02/06, 07/06, 09/06, 14/06 e 28/06

Conteúdo do curso

Assista ao curso e aumente a performance da sua organização!


4x de R$ 180,00
Sobre os Instrutores
Francisco Diniz

Francisco Diniz

Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas (Faculdade de São Bernardo do Campo); MBA – Gerenciamento Empresarial (Strong-FGV).

Há mais de 4 décadas atuando na área de pesquisa e desenvolvimento de tintas e vernizes, desde técnico de laboratório à direção técnica local e da América Latina, em empresas multinacionais, como Sherwin-Williams (19 anos) e ICI Paints / Tintas Coral (14 anos), além de experiência na gerência da área de polímeros (Denver Resinas, por 4 anos). Membro da comissão científica do Congresso Internacional de Tintas (Abrafati), entre 1989 e 2007, autor de vários capítulos do Livro “Tintas & Vernizes - Ciência e Tecnologia” e instrutor do curso sobre tecnologia de tintas da Abrafati, de 1.989 a 2.009. Atualmente, gerenciando os Laboratórios da Cartint / Futura Tintas (7 anos), no segmento de tintas decorativas.