O mercado brasileiro de tintas é o quinto maior do mundo, com uma produção em 2019 de 1,8 Bilhão de litros de tintas e com um faturamento de R$ 17 bilhões. Tintas à base d’água para alvenaria correspondem a mais de 60% do volume do mercado de tintas brasileiro.

A proposta deste módulo do curso EAD Paint & Pintura é discutir a técnica de formulação de tintas látex, mostrando que isto não é só uma mistura de matérias-primas, mas é um processo de estudo das propriedades de cada uma das matérias-primas utilizadas com o intuito de conseguir-se, no final, um produto de qualidade e competitivo no mercado.

Inicialmente, discutiremos os constituintes básicos de um látex e os pigmentos utilizados na formulação, dando ênfase à utilização dos extenders e quais as propriedades de cada um deles nas fórmulas.

A seguir, discutiremos as emulsões, quais os tipos disponíveis destes polímeros no mercado, suas características principais e os diferentes tipos de monômeros.

Na sequência, serão discutido os demais componentes das emulsões.

Estudaremos o fenômeno da coalescência e as questões de segurança e meio ambiente.

Em continuidade, discutiremos a necessidade e influência dos aditivos nas formulações de látex.

Serão abordados os diferentes tipos de espessantes e agentes reológicos e sua influência no produto final.

O próximo passo será discutirmos os cálculos e parâmetros das formulações.

Finalizando, estudaremos 3 fórmulas teóricas que atendem as normas técnicas da ABNT nas qualidades Premium, Standard e Econômica.

Conteúdo do curso

Assista ao curso e aumente a performance da sua organização!


4x de R$ 162,50
Sobre os Instrutores
Servaas Engels

Servaas Engels

Engenheiro Químico formado pela Hoge School Gelderland, de Arnhem, Países Baixos, e pós-graduado em MBA Executivo - Gestão Empresarial - pela FGV. Possui mais de 30 anos de experiência em desenvolvimento e produção de resinas, adesivos, massas de vedação e tintas em pó nas empresas Sherwin-Williams, Colauto, Eucatex, UFRJ (Departamento do Centro de Ciências de Saúde), Akzo Coatings Brasil e DSM Resins (Países Baixos).

Tem longa vivência em transferência de tecnologia e nacionalização de formulações. Atua em treinamento, coaching e consultoria em empresas de matérias-primas, resinas e tintas, como diretor da Sinergia Assessoria Técnica em Desenvolvimento Industrial e integrante do GLG Council.

Luis Manoel Ribeiro Mota

Luis Manoel Ribeiro Mota

Químico Industrial pela Faculdade Oswaldo Cruz, São Paulo, e Marketing Industrial pela ESPM. Ele possui experiência consolidada no mercado de tintas em mais de 40 anos de atividades atuando desde químico de pesquisa a diretor técnico de empresas multinacionais.

Tem longa experiência no desenvolvimento de produtos com foco no retorno financeiro, no atendimento das expectativas do cliente final, transferência de tecnologia, introdução de novos produtos e no desenvolvimento de produtos, de acordo com normas técnicas ou específicas de clientes, além de experiência internacional no gerenciamento de laboratórios de desenvolvimento na América Latina. Atualmente é consultor técnico e diretor da LM Coatings Advisor. Atuou nas empresas Sherwin-Williams e Akzo Coatings, entre outras.